Skip to content

Vivendo e aprendendo… literalmente!

setembro 30, 2009

Nos últimos dois dias tive a oportunidade de participar de um programa corporativo chamado “Consumer is the boss”, o qual foi dividido em duas partes:

1. Working it

2. Living it + Shop Along

O primeiro dia foi uma visita uma lojinha de pequeno varejo (e bota pequeno nisso), no qual pudemos conhecer um pouco da realidade da Donia Alicia e seus consumidores.

A Dona Alicia é uma chinita que chegou ao Panamá fazem 20 anos e ainda fala um español extremamente rebuscado e cheio de sotaque. Fazem 10 anos abriu a sua lojinha em frente a um colégio em San Miguelito e lá está está hoje…

Lá tive a oportunidade de trabalhar na loja por um dia e principalmente entender o seu funcionamento e a realidade dos consumidores… Minha surpresa foi imensa com relacao a centenas de pontos e eu poderia escrever por um dia inteiro, mas vou destacar aqui os mais interessantes:

1. Sistema de limpeza da loja = 0 – isso é literal galera! Imagem uma loja aonde tinha uma baratinha morta ao lado do caixa e isso nao incomodou NENHUM consumidor;

2. Sistema de assepsia dos funcionários = -5 – imagem que o chino filho da Dona Alicia estava ali cmg carregando umas caixas de Coca, daí veio alguém e pediu uns fillets de segunda. O cara sem pensar 2x foi lá e com a mesma mao, sem luva, sem lavar, sem fazer porra nenhuma, pegou a carta na mao, cortou os bifes enrolou num papel meia boca e deu pra cliente feliz;

3. Tudo é MUITO fracionado – Ex: vendem queijo por fatia; se quiser vc pode comprar 1/4 de pao com manteiga, saco de gelo (com água da torneira) tb vale $;

4. A China é longe e tem uma língua estranha;

5. O ticket médio da loja era de menos de 1 dólar! E uma grande quantidade de pessoas chega a ir na loja mais de 1 vez por dia! Incrível?

 

Em breve os nossos queridos aprendizados do segundo dia com a consumidora panameña…

 

Posted by: PCavalcanti

2 Comentários leave one →
  1. Bernardo Lombardi permalink*
    setembro 30, 2009 4:36 pm

    Olha P, eu tava até considerando morar no Panamá algum dia. Principalmente pela beleza natural e etc, mas depois deste resumo do cotidiano panameño, acho que prefiro ficar por aqui mesmo.

    Se bem que esta lojinha está bem no estilo feira e CEAGESP, não é mesmo?!

  2. Pedro Cavalcanti permalink*
    setembro 30, 2009 7:04 pm

    Cara, a verdade é que os chineses sao donos de todas as pequenas lojas da cidade e fazem dela o que quiserem… O que vale ressaltar é que ali era um bairro de classe C2 a D…. Mas tb é importante dizer que os supermercados grandes sao bons e tem 90% dos produtos que vc encontra nos supermercados americanos! Niiiiiice

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: