Skip to content

Cuba para os Cubanos

novembro 11, 2009

Verdade seja dita: as pessoas falaram de Cuba em uma situacao tao mal, mas realmente tao mal, que acabei indo para lá esperando encontrar o pior de tudo.

Por pior, eu quero dizer: gente nas ruas, fome, pessoas pedindo esmola (além de qualquer coisa que vc possua do mundo capitalista), entre um povo infeliz e louco pra que estourasse outra revolucao, porém dessa vez a favor do capitalismo.

Quao na foi a minha surpresa, quando cheguei em La Habana e encontrei uma cidade super agradável, cheia de muita, muita história, além de um povo boa praca e sempre disposto a bater um bom papo, seja sobre política, o seu país de origem ou a novela Páginas da Vida que é o grande hit do momento no país.

Além disso, encontrei (para minha surpresa!), muito mais pessoas a favor do sistema comunista e feliz com o que o país estava oferecendo, do que pessoas contra e abominando o sistema Castrista. Digo mais, de todos os cubanos com quem conversei, e pode colocar aí mais de uma dezena, só me lembro de uma senhora que encontramos num museu, a qual, colocou-se contra o sistema.

Ao conversar mais com eles, entendi que as grandes razoes para esse apoio concentram-se em dois pólos: saúde e educacao. No primeiro, a abertura é geral e vc encontra saúde de qualidade sem ter que tirar um centavo do bolso e no segundo aspecto, estamos falando de um país com 0% de anafalbetismo, além de 70% da populacao economicamente ativa do país com no mínimo 3° grau completo.

Nao me entendam mal, tudo que coloquei aqui nao me faz alguém a favor do sistema comunista, até porque as partes ruins todo mundo conhece: bloqueio comercial, falta de relacoes diplomáticas que vários países, pessoas tentando fugir da ilha por uma vida melhor, entre outros. Mas, acima de tudo o meu ponto aqui é tentar enaltecer um pouco mais os lados favoráveis do sistema e o que a populacao ganha com isso.

Como sempre, deixo umas fotos para que vcs possam se divertir e conhecer um pouco mais desse incrível país:

100_2226

Fábrica de Tabacos de Partagás –  os melhores charutos cubanos saem das maos (literalmente) de 250 funcionários

100_1841

Catedral de La Habana – Habana Vieja

2 Comentários leave one →
  1. novembro 11, 2009 11:22 pm

    Olá, coloquei esta postagem no meu blog (citando a fonte, claro). Para que outras pessoas saibam um pouco mais da realidade que encontraste em Cuba. Indiquei também o teu blog para saber mais de tua viagem. Também estarei acompanhando.

    Solidariamente.

    Robson Ceron
    Florianópolis/SC

  2. pcavalcanti permalink*
    novembro 14, 2009 12:33 pm

    Legal que vc gostou Robson… fica a vontade para acompanhar! Até o fim do fds vem mais um mostrando um pouco da perspectiva dos turistas…
    Abs, Pedro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: