Skip to content

Cuba para os Turistas

novembro 17, 2009

Cuba para os turistas e/ou paraíso tropical

 

Depois de falarmos um pouco da perspectiva dos cubanos de Cuba, vamos ver agora o outro lado da moeda que é o nosso… os turistas.

Não demorou muito para em nossa primeira conversa com o Sr. Jose Henrique (que nos hospedou em Havana) nos contar que a principal atividade econômica do país era o turismo. Parece que até alguns anos atrás, o níquel de Cuba era também uma grande fonte de renda, uma vez que acabava sendo vendido para os japoneses que produziam aparelhos de alta tecnologia com o mesmo, porém após a ameaça de embargo dos produtos japoneses produzidos com níquel cubano por parte dos EUA, a coisa ficou feia e sobrou para o turismo.

O que acaba ficando explícito para qualquer turista que passa pelo país é o tanto de grana que eles tentam extrair de vc a todo e qualquer momento. Restaurantes tem preços diferentes para turista, táxis, casas noturnas e por aí vai…

Isso sem ressaltar os museus que em geral cobram 25x mais dos turistas do que dos residentes do país, porém essa parte vem acompanhada da justificativa de dar oportunidade a população a ter acesso a cultura e que sejamos sincero, tem total sentido…

Além disso, ao ir para qualquer uma das principais praias, seja Varadero, Cayo Blanco ou qualquer outra, o que vcs encontrarao será uma estrutura excelente, cheia de resorts e lugares muito paradisíacos, porém, fica a tristeza e a certeza de como os cubanos nao passam nem perto de ter acesso a isso.

Para fechar o pacote é importantíssimo citar a presenca de duas moedas nacionais: o peso nacional, o qual é utilizado somente pela populacao cubana e nao tem um valor comercial para turistas, já que para nós todos os valores estao em CUC (pesos cubanos convertibles), sendo que cada CUC é igual 25 pesos nacionais ou 0,89 dólares.

Por isso, se os leitores desse blog me permitem, uma dica sobre a belíssima Cuba é dividir o tempo que tenham por lá igualitariamente entre Havana e as praias, pois isso dará a vcs a perspectiva real entre o mundo deles e o nosso mundo.

 

Saludos,

P.

 

 

One Comment leave one →
  1. Julia permalink
    novembro 17, 2009 10:26 pm

    pedrrrooo!!
    O blog ta mto legal! eu nao li tudo, OBVIO ! Sou a tipica preguiçosa! Mas me arrependo de nao ter feito um qnd cheguei aqui. Isso é uma lembrança pra sempre!

    Beijos, saudades!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: