Skip to content

“Dois “Fenômenos” e uma noite sem respostas”

maio 21, 2010

Texto do Jornalista Lucio de Castro. Pra mim, um dos melhores entendedores do futebol. É um genio escrevendo e suas cronicas da Copa de 2006 me encantaram mais do que qualquer outro jornalista esportivo.

Eu ia retratar aqui a minha ira perante o Dunga convocar jogadores péssimos, em especial, o Kleberson… Mas acho que o Lucio expressa isto de um modo muito mais inteligente, coerente e persuasivo.

Breve resumo do autor: Lúcio de Castro é carioca, formado em História e em Jornalismo, que exerce há 10 anos. Conquistou alguns dos principais prêmios de jornalismo como o Embratel (2003 e 2006), Anamatra de Direitos Humanos 2009, Prêmio Direitos Humanos MJDH 2008, Ibero-Americano (UNICEF-EFE) e Fundación Nuevo Periodismo (dirigida por Gabriel Garcia Márquez).

Ai vai o texto:

“Quem espera encontrar alguma resposta aqui, melhor nem começar…Sou só perguntas no momento. E não tenho nem perspectivas de começar a conseguir responder. Aliás, como sempre existem alguns “gatos-mestres” que adoram responder tudo, e tem sempre algumas respostas com informação privilegiada ou de cocheira, devo dizer que ainda assim não estou muito propenso a ficar com essas respostas. Vou seguir com minhas dúvidas. Que provavelmente são dúvidas de muitos também…

A noite de quinta-feira ficará marcada com a noite de dois fenômenos. Os dois verdadeiros fenômenos. Muito mais do que o Ronaldo. Porque gostando ou não de Ronaldo, ninguém vai negar que ele chegou até a categoria de “fenômeno” depois de fazer muita coisa no futebol.

Mas “Fenômenos” mesmo são Kleberson e Rogério Lourenço. Com destaque maior para o primeiro, o maior “fenômeno” que conheci no futebol brasileiro. Aqui faço a ressalva de que, quem acompanha aqui sabe que críticas não são pessoais, e respeitam o homem. Estou falando do jogador, e esse pode merecer a análise. Pois Kleberson é definitivamente algo misterioso demais, uma força da natureza, uma revelação que só aparece para alguns. Hoje uma turma nos Estados Unidos descobriu um negócio aí de genes criados em laboratório, algo assim, não me aprofundei. Um mistério profundo pra mim. Algo da dimensão de Kleberson. Mais ainda a adoração de Dunga por ele. Mais ainda Ganso fora e ele dentro. E também ele titular do Flamengo nos últimos jogos.

Eu nunca consegui ver essa magia fora de qualquer lógica, essa arte e capacidade sobrenatural que faz o sujeito ser convocado por 45 minutos razoáveis. 45 minutos em uns 3 anos e o sujeito vai para a Copa. E no Flamengo, o que fez para estar de novo em campo ontem como titular absoluto, dando aqueles passes pro lado e ainda assim errar alguns?

Será que Kleberson é o “Segredo de Fátima”? Dizem que o papa quando ouviu caiu pra trás. Algo como o que aconteceu comigo quando ouvi seu nome na lista de Dunga.

O auge do mistério se deu quando vimos o técnico Rogério Lourenço se esgoelar para corrigir o posicionamento de Kleberson, que deixava um buraco no lado esquerdo e não cumpria sua função. Sem qualquer resultado, por minutos intermináveis. Então nem o tal do argumento usual de que é um cara com incrível aplicação tática vale. E não vão levar o Ganso…Mas Kleberson, o “Fenômeno” vai.

E vamos combinar desde já: tomara que o verdadeiro “Fenômeno” entre na final da Copa e faça 3 gols. Mas se isso acontecer, que ninguém venha dizer que as críticas eram um absurdo. Engenheiro de obra pronta é uma das coisas mais ridículas do mundo. Nem a família do Kleberson deve entender muito porque ele vai e o Ganso não.

Reveja o jogo que eliminou o Flamengo. Reveja os jogos de Kleberson nos últimos anos. Não é trabalhoso assim, não vai gastar mais do que umas 4 horas. E responda: é ou não um “Fenômeno”, o verdadeiro.

Rogério Lourenço é outro “fenômeno”. Adílio é um dos jogadores mais identificados com o Flamengo na história. Como treinador, foi tricampeão carioca de juniores. E ainda assim, foi demitido na Gávea para dar lugar a Rogério Lourenço. É ou não um “fenômeno”? Não tinha nem um ano de treinador de juniores do Flamengo e virou técnico da seleção brasileira sub-20. Kléber Leite, com sua força na CBF, ainda era o homem forte do futebol rubro-negro. É ou não um “fenômeno”, o cara da escalada profissional mais vertiginosa da história do futebol?

No Mundial sub-20 seu time foi de uma pobreza atroz, e se arrastou até a final, vice com futebol de corar brasileiro. Ao voltar, pouco tempo depois assume o lugar de Andrade, campeão brasileiro. Você já sabe a pergunta: é ou não…

De cara, botou Rômulo. Pet seguia no banco. Depois Michael, Vinícius Pacheco…E Pet seguiu no banco… Como disse lá em cima, não tou precisando de respostas com informações exclusivas de brigas, complôs, explicações para Pet no banco…Pra entrar na roubada e jogar muito mais do que os outros pode? Já disse: sempre achei que isso ia custar caro ao Flamengo. Com outros problemas, já custou um carioca, uma Libertadores. Quem seguirá no lugar do Pet? Vinicius Pacheco, Michael…E lá atrás quando falei, muita gente achou uma aberração que se questionasse a barração de Pet por Vinícius Pacheco e depois Michael. Tem gosto pra tudo…

Rogério poderá vir a ter boa carreira de treinador, não merece ser queimado tão cedo assim. O erro é sempre acima, quem transforma em “Fenômeno” um sujeito que tem que ralar ainda. Pior ainda será constatar que a direção do Flamengo, nos próximos dias, deve partir para aquele tipo de solução de quem está perdido e quer dar uma satisfação, jogar para torcida. Fazer um monte de coisa e não fazer nada na verdade…

E já que tou metendo a mão só em tema espinhoso, querem saber? Lá atrás falei que Adriano tinha que ir pra Copa. Só não aceito adesões na prorrogação de Brasil x Argentina quando Grafite for pro aquecimento! E também que venham me falar de “exemplos”. Numa delegação em que vão Ricardo Teixeira,  Andres Sanchez… O Adriano é que vai ficar de fora pra ser exemplo? Então tá bom! Nem na ópera isso é razoável !!!! Ah, Maquiavel, não é que você tava certo…

Já falei aqui também e sigo achando renovador e inspirador pro futebol brasileiro que Ricardo Gomes tenha êxito no seu trabalho. Entre Maquiáveis, Rasputins, etc, é um sopro de renovação e dignidade.

E Andrezinho comeu a bola mais uma vez no Inter. Tem algo errado mesmo no Flamengo…

E se querem saber também, tem sido um papo tão legal por aqui, a turma que tá vindo no blog, nos comentários. Como já contei, leio todos que são aprovados, mas a turma da moderação me conta que, de modo geral, a maioria esmagadora é de alto nível como vemos. Por isso, nem curto tanto esses textos pós-jogo. Temos abordado questões tão mais saborosas aqui, com um papo tão legal, que acaba sendo bem mais gratificante. Mas hoje os “Fenômenos” não podiam passar! Que mistério…

Essa parada do voo brazuca em Brasília ainda vai dar uma resenha boa aqui, né? Temos tempo!”

Ai voce pensa, eu sou obrigado a torcer pelo meu país sendo que tem esse jogador ridículo no grupo de convocados. Jogadores como Kleberson, Gilberto e Josué nao deveriam nem ser convocados em jogos amistosos contra a Estonia…

Em 2003 duas promessas chegam ao Manchester United, Kleberson (24 anos de idade na época) e Cristiano Ronaldo (18 anos de idade na época)... Bom, nao preciso nem continuar né?!

Ja falei e repito, nessa Copa sou Azurra. Enquanto o ANÃO Dunga estiver no comando, nao torço pro Brasil.

One Comment leave one →
  1. pcavalcanti permalink*
    maio 23, 2010 3:10 pm

    Uma imagem vale mais do que mil palavras e a foto ao final do post resume tudo.

    Não neguemos o incrível futebol jogado por ele em 2002, em como não neguemos o incrível futbol jogado pr PH Ganso nos dias de hoje.

    Vai Brasil! Forza Azzura! Vale Fúria! Dale Argentina! E viva o bom futebol nesta Copa do Mundo independente das convocações inexplicáveis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: