Skip to content

A possível queda de Anderson Silva.

agosto 12, 2010

Bom, nao sei se todos aí sao fãs de MMA, o famoso vale tudo, mas algo deve ser dito, é mais um esporte em que o Brasil é um dos principais protagonistas.

Nào é de hoje que fazemos lutadores habilidosos e que normalmente sao campeoes em suas categorias. Desde o tempo de Royce Gracie e o grande UFC 1, que reunia os melhores lutares de cada tipo diferente de artes marciais, o Brasil é visto como grande produtor de atletas, principalmente do jiu-jitsu.

De lá pra cá o esporte evoluiu e mudou muito, mas muito mesmo. Nao basta mais se especialista em uma arte marcial, é necessário saber um pouco de tudo. Vide o nome do esporte, MMA (Mixed Martial Arts).

Mas esta breve introducao só valeu para falar de um dos maiores e melhores lutadores de MMA na história, Anderson Silva. Este curitibano de 35 anos é conhecido como o maior lutador em todas as categorias do UFC. Está invicto desde 2006, mais de 10 lutas sem perder. Encheu de porrada muita gente complicada e antes de enfrentar Chael Sonnen pelo UFC 117, enchou de porrada e humilhou o mestre do jiu-jitsu, Demian Maia.

Anderson Silva nao teve seu trono ameaçado por Demian Maia.

Após a vitoria sobre Demian, muitos se voltaram contra Anderson. Durante toda a luta ele humilhou e zombou de Demian. Provou pra ele que ninguem o colocaria no chao e que, desse modo, ninguem poderia vence-lo. Principalmente porque, em pé, ele é praticamente imbatível.

Mas a luta do UFC 117 contra o Chael Sonnen, que só provocou Anderson antes da luta, chocou a todos, principalmente após Anderson ser derrubado todos os rounds com tanta facilidade. Ele alegou que sua costela estava trincada, mas o que realmente aconteceu foi que Sonnen dominou o combate e Anderson Silva nao conseguia impor seu jogo.

Chael Sonnen castigou Anderson Silva nos 5 rounds, mas deixou a vitória escapar a 2 minutos do final.

Após esta luta, muitos começaram a duvidar de Anderson. Ele já está com 35 anos e seu rendimento tende a cair devido a idade, apesar da excelente qualidade técnico. Óbvio que ele pode continuar vencendo, mas eu tenho a impressao que Anderson, se pegar Vitor Belfot pela frente, vai ter sua primeira derrota no UFC e deverá perder seu cinturao.

Nesta historia de dúvidas, eu comecei a olhar as 4 derrotas que Anderson teve em sua historia no MMA. A última delas foi em 20 de Janeiro de 2006, contra Yushin Okami, onde o brasileiro acertou um chute ilegal no japones e por isto foi desclassificado. Portanto, a última derrota real de Anderson foi em 31 de Dezembro de 2004, contra Ryo Chonan atraves de uma finalizaçao de tornozelo. Fui procurar esta luta e fiquei impressionado o modo como que Anderson foi finalizado… Veja o vídeo e confira essa submissao ninja do lutador japones:

É muito claro que Anderson evoluiu muito no seu Jiu-Jitsu, tanto que atualmente é faixa preta na modalidade, mas já foi surpreendido por finalizaçoes e pode ser novamente caso lute igual lutou contra Chael Sonnen.

Será que veremos uma possível queda de Anderson Silva? Será que o Spider irá perder seu trono no UFC?

Em minha humilde opiniao, acho que Anderson nao deverá continuar campeao do UFC por muito mais tempo. Se lutar contra Sonnen é capaz que vença novamente, mas se pegar um lutador como Vitor Belfort, acho que Anderson pode começar a pensar em e aposentar. Veremos o que o futuro do MMA nos aguarda…

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: