Skip to content

Acreditar ou Não Acreditar? Eis a Resposta.

janeiro 12, 2012

Você está aí se perguntando se 2012 será o último ano de sua vida e se Deus realmente vai acabar com tudo só porque ele não quer que tenha uma Copa no Brasil. Mas, Deus existe? O Todo Poderoso de fato controla tudo e todos? Onipresente, onipotente e onisciente? Dificilmente você saberá isso, portanto, a pergunta que deve ser respondida é: melhor acreditar ou não acreditar em Deus?

Você possui duas opções, acreditar ou não em Deus. Dentro de cada opção existem mais duas possibilidades, Deus existir ou não. Vamos então iniciar com a idéia que Deus existe. Se você acredita e ele existe, você provavelmente seria recompensado por sua fé. Por outro lado, se você passou a vida toda falando que era ateu e nunca foi a igreja, e Ele está lá te esperando no dia em que você bater as botas… Ah meu amigo, você acabou de cometer um crime no qual não pode cumprir a pena. Agora vamos supor que Deus não existe. Primeira opção seria ser não acreditar e ele não existir, ou seja, o famoso zero a zero. Mas, se você passou a vida toda rezando, fiel ao Senhor e quando morre descobre que era tudo história da carochinha, eu diria que você pelo menos teve uma motivação pessoal na vida e não perdeu nada ao descobrir a verdade.

Sua situação, demonstrada na matrix abaixo, é a seguinte:

                   Deus
        Existir  Não Existir
   Você      Acreditar      (0,5)      (3,0)
   Não Acreditar      (-3,5)      (0,0)

 

Portanto, você não possui uma estratégia dominante, mas ao compreender que ao acreditar em Deus você não sofre perdas futuras, é fácil concluir que ir à missa aos domingos pode ser uma boa idéia. Caso ainda não tenha reparado, acreditar em Deus e ele existir é um Equilíbrio de Nash e também um ótimo de Pareto.

*Por favor, note que o texto é apenas um bom exemplo da Microeconomia Aplicada em nossas vidas.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: