Skip to content

Aspirina e Câncer: Um Excelente Custo-Benefício?

fevereiro 3, 2012

Fui dormir ontem e, por motivos ocultos, só conseguia pensar como o câncer se tornou a doença do futuro (ou seria do presente?). Fui informado que doenças cardio-vasculares ainda são a principal causa de óbitos no mundo, o que me acalma um pouco, mas não tira a minha preocupação com a “nova doença mundial”.

Como economista (eu? economista? aham…) minha obrigação é achar a melhor alocação para os recursos existentes, o que inclui baratear processos com novas soluções. Por isso fui tentar saber em que pé está essa tal de descoberta para cura do câncer. Achei um estudo que afirma que a aspirina é extramamente efetiva no combate do câncer de cólon. O estudo descobriu que tomar duas aspirinas por dia reduz em 63%, num gurpo de 861 pessoas que possuem Síndrome de Lynch, o risco de câncer de cólon.

Embora tenham sido publicados estudos anteriores que sugerem que a aspirina pode reduzir efetivamente o risco de câncer (como este de 2010), de acordo com a BBC, o estudo apresentado acima foi o primeiro a provar isso com uma metodologia mais precisa. Parece que, enquanto nós gastamos o que provavelmente equivale a dezenas de bilhões de dólares em pesquisas farmacêuticas tentando chegar a um medicamento eficaz contra o câncer, a solução estava ali no seu armário de remédios.

Simples e barata. E o salário dos Oncologistas?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: