Skip to content

Tubarões ou Máquinas de Comprar Comida. Qual é Mais Letal?

fevereiro 7, 2012

Sim, aquelas máquinas de comprar comida que normalmente encontramos em aeroportos, terminais de ônibus e afins, são duas vezes mais letais que um tubarão. O risco anual (nos Estados Unidos) de morrer de um ataque de tubarão é de aproximadamente 1 em 250 milhões. Em contraste, o risco de morrer anual de um acidente de máquina de venda automática é de aproximadamente 1 em 112 milhões.

 Parece assustador tentar entender a estatística acima. Números são tão óbvios que lutar contra eles soa estúpido, mas a comparação ignora informações importantes como o local que você vive, com qual frequência você se banha no oceano, como as pessoas morrem de máquinas de comidas, etc.

 Não acredito que estas máquinas sejam cancerígenas (que mania que eu estou de só pensar em coisas relacionadas ao câncer!), portanto a maioria dos óbitos relacionados à máquinas de comprar comidas devem estar relacionados com a máquina engolir seu dinheiro, ou travar quando o seu chocolate estava quase caindo da prateleira, então você a chacoalha e ela simplesmente desaba em cima de você. Basta então fixá-la no chão ou colocar um aviso de “FAVOR NÃO BALANÇAR A MÁQUINA!“.

 Se eu estiver correto, achamos mais uma inefiência de escala. Porém, o ponto principal do texto é explicar que algumas coisas que estão implícitas, seja na estatística ou na vida, são essenciais para tomada de decisões. Afinal de contas, eu não acredito que você irá falar para seu amigo: “Esse salva-vidas é um babaca!”; enquanto vocês estão nadando em águas habitadas por inofensivos tubarões brancos.

 

É melhor fazer dieta e nadar com os tubarões.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: